NO AR AGORA
DO FUNDO DO BAÚ (REPRISE)
E-mail
comercial@estilowebradio.com.br
Ligue
(11) 95197-5014
NOTÍCIAS

Um pouco sobre a "A Revolução dos Bichos"

George Orwell, um dos mais importantes escritores do século XX, escreveu um livro chamado “A Revolução Dos Bichos”, um romance satírico – com características de uma fabula, pois os animais falam e pensam como humanos – que conta a história dos animais da Granja Solar, os quais se cansam de serem explorados e em uma rebelião, tomam posse da fazenda. Os animais decidem viver de forma cooperativa e igualitária, mas como em toda a sociedade alguns acabam com privilégios.

O livro, publicado em 1945 (quando encerrava-se a segunda guerra mundial), traz uma analogia quanto a sociedade soviética da época, porém ao analisa-lo pode-se reconhecer diversas situações similares a atualidade, mesmo tendo sido escrito há 75 anos. Durante a guerra fria, a sátira foi usada como argumento anticomunista, o que incomodou o autor, pois o mesmo se considerava socialista.

O romance conecta-se com todas as faixas etárias, podendo muitas vezes adquirir diferentes significados e opiniões. Uma criança entenderia apenas como uma fabula e acharia engraçado as aventuras dos animais, enquanto adultos poderiam ver a formação, corrupção e as contradições de uma sociedade e se identificar com alguns dos animais.

"Os animais são todos iguais, mas uns são mais iguais que outros."

- A Revolução dos Bichos

Creio ter sido um dos melhores livros que já li. Como gosto de História, Sociologia e Filosofia, me diverti encontrando as referências e semelhanças escondidas na obra. A envolvente escrita de Orwell te faz comemorar as vitórias e chorar as perdas da revolução com os animais. É o tipo de livro, o qual você não percebe o tempo passar enquanto lê e, após algumas horas, já está devorando as últimas páginas.

É uma leitura rápida e divertida, enquanto você lê, você experiencia crises de riso, tristeza, raiva e uma antipatia por porcos.